Muito conotado com a vida académica da Universidade do Porto, como provam as diversas placas comemorativas dos vários cursos colocadas nas paredes, o café "Piolho", Âncora D`Ouro de seu original nome, assinala nos próximos dias 26 e 27 de Junho um século de existência. O café fora comprado por Franciso José de Lima, Cremilda Reis Lima e um outro sócio que faleceu um ano depois, em 1909. Embora pouco se saiba da vida anterior, em 1880, o espaço seria, provavelmente, um misto de tasca e barbearia.
O filho de Francisco José de Lima frequentou Medicina, embora não tenha terminado o curso. Mas alguns dos netos - entre os quais se destaca o médico-cirurgião Fernando Reis Lima - deram um grande contributo para a aproximação entre o café e a Universidade, tornando-o um dos pólos de um triângulo habitual, também constituído pelo actual ICBAS (antiga Faculdade de Medicina) ou Faculdade de Ciências (nos Leões) e Orfeão. Os actuais proprietários, José Martins, José Pires e Edgar Gonçalves, adquiriram o café em 1979. As obras mais recentes procuraram retomar elementos marcantes destes espaço entre 1909 e 1973.
Parabéns ao emblemático café que continua a ser ponto de encontro obrigatório de todos os estudantes da cidade invicta. Serei sempre frequentador desse café.
Vale a pena?
Há 11 anos
0 Response to "Café Piolho faz 100 Anos!!!"
Enviar um comentário