O futebolista Luís Figo foi entronizado no sábado passado como membro da Confraria do Vinho do Porto.
Figo que compareceu na cerimónia acompanhado da sua mulher, a antiga modelo sueca Helen Svedin, foi das 34 personalidades que foram nessa oportunidade nomeadas confrades da Confraria do Vinho do Porto.
A Cerimónia Anual de Entronização dos Novos Confrades da Confraria do Vinho do Porto, realizou-se sábado, às 18h30, no Pátio das Nações do Palácio da Bolsa.
Esta cerimónia teve como homenageado principal neste ano Gastão Taborda, falecido a 27 de Junho de 1983, engenheiro agrónomo e investigador, uma personalidade relevante do Douro.
Da sua vasta obra em prol do vinho do Porto destaca-se a criação de campos de ensaio vitícolas nas três sub-regiões da Região Demarcada do Douro para estudar o comportamento das diversas castas em vários porta-enxertos e a microvinificação das castas dos campos de ensaios e registos laboratoriais.
Teve também papel relevante na implantação dos diversos sistemas de condução das vinhas - em patamares e "ao alto" - tendo em vista a sua mecanização numa época em que a mão-de-obra escasseava, devido à guerra colonial e à emigração.
Foi também pioneiro no estudo e implantação da rega gota-a-gota na vinha e em olival e na selecção e clonagem de castas, como por exemplo a Touriga Nacional, que até então não tinha expressão e hoje é considerada, quase unanimemente, como a mais nobre das castas portuguesas.
Colaborou na revisão do método de pontuação das vinhas da Região Demarcada do Douro e foi co-encarregado de estudar e estabelecer a implantação da rede de Adegas Cooperativas.
Entre os 34 novos confrades a entronizar, destacam-se, com o grau de Infanção, individualidades ou instituições de relevo que de forma significativa ou pelo cargo que desempenham, tenham contribuído para a divulgação, prestígio e dignificação do Vinho do Porto.
Este é o grau que vai foi conferido a Luís Figo, assim como ao Museu do Douro e ao embaixador de Portugal em Moscovo, Manuel Marcelo Monteiro Curto.
Outras personalidades que se destacaram com obras e empenho na divulgação do Vinho do Porto por todo o mundo, farão parte desta Cerimónia
O programa começou com a recepção, às 18h30, no Palácio da Bolsa dos novos confrades, seus acompanhantes e convidados por um Comité de Recepção, seguindo-se, às 19h00, o início da Cerimónia de Entronização, no Pátio das Nações.
Às 19h30 deu-se o cortejo de todos os confrades e convidados até ao edifício da antiga Alfândega do Porto, que dista algumas centenas de metros, onde se realizam o Jantar e Baile de Gala do Vinho do Porto.
O cortejo foi precedido pela Cavalaria da GNR e acompanhado por dois carros eléctricos do Museu da STCP, para transporte de convidados.
Vale a pena?
Há 11 anos
0 Response to "Figo é o mais novo Confrade do Vinho do Porto"
Enviar um comentário