Festival de Curtas Vila do Conde

"A História da Aviação”, uma co-produção franco-húngara realizada por Balint Kenyeres, uma história de morte situada na Normandia no início do século XX, venceu o Grande Prémio (2000 euros) da 17.ª edição do Festival Curtas Vila do Conde, que amanhã termina.

Os prémios da competição internacional foram distribuídos por “Madam Butterfly”, de Tsai Ming Liang (Taiwan), na categoria Ficção; “Entrevista com la Terra”, do mexicano Nicolás Pereda, no Documentário; e “Dust Kid”, do sul-coreano Jung Yumi, na Animação. O prémio de melhor curta-metragem europeia foi para “Renovare”, de Paul Negoescu (Alemanha/Roménia), e o do Público para a animação francesa “Logorama”, de François Alaux, Hervé de Crécy e Ludovic Houplain.

A melhor curta-metragem portuguesa foi “Canção de Amor e Saúde”, de João Nicolau (o autor de “Rapace”), uma história rodada no Porto entre o Shopping Brasília e o Museu de Serralves. No valor de 7000 euros, o prémio foi atribuído pelo júri principal do festival, composto por valter hugo mãe, Marco Martins, Carlos Reviriego, Maike Mia Hohne e Olivier Père.

Na edição deste ano, a primeira no restaurado Cine-Teatro Neiva, o Curtas Vila do Conde contou cerca de 15 mil espectadores, um aumento de 50 por cento face a 2008.

0 Response to "Festival de Curtas Vila do Conde"